O mundo dos negócios é competitivo e encontrar maneiras de se destacar é essencial para o sucesso. Uma estratégia cada vez mais adotada por muitas empresas de diversos setores é a criação de uma marca própria para agregar valor ao negócio, fidelizar clientes e aumentar a receita com margens de lucro mais atrativas.
Neste artigo, vamos entender o que é uma marca própria, quais são os benefícios dessa estratégia e as melhores práticas para a implementação.
O que é uma marca própria?
Também conhecida como private label, a marca própria é todo produto desenvolvido e comercializado exclusivamente pela empresa que detém a marca utilizada. Normalmente, os produtos de marca própria são produzidos por empresas terceirizadas e, muitas vezes, nas mesmas linhas de produção de marcas líderes do mercado.
A principal vantagem da terceirização da marca própria é evitar grandes investimentos, por exemplo, em instalações de fábrica, mão de obra e cadeia de suprimentos especializada. Outro benefício de terceirizar a marca própria é poder contar com um parceiro com experiência e conhecimento de mercado. “A expertise de um parceiro é um dos maiores ativos para o crescimento e sucesso sustentado de uma marca. Na A2F nós buscamos ter uma profunda expertise no que fazemos. Não apenas fornecer produtos e serviços de alta qualidade, mas oferecer, também, orientações valiosas, que ajudam a promover crescimento e inovação”, destaca Ademar Faveri, CEO da A2F Terceirização Farma.
Vantagens da marca própria
Implementar uma marca própria pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Com a abordagem correta e foco em qualidade e inovação, é possível conquistar um espaço único no mercado e ganhar a lealdade dos seus clientes.
As vantagens da marca própria beneficiam o consumidor com preços acessíveis e produtos de qualidade. Em contrapartida, o varejista ganha com fidelização do cliente, diferenciação e boas margens de lucro. Listamos as principais vantagens da marca própria como estratégia de negócio para o varejo de acordo com o CEO da A2F Terceirização Farma:
1. Diferenciação
A exclusividade de uma marca própria fortalece a imagem da empresa. Oferecer produtos exclusivos, que não podem ser encontrados em outros lugares ajuda a diferenciar a loja da concorrência e atrair clientes que buscam algo único.
2. Controle de Preços
A empresa tem controle total sobre os preços, o que permite ajustes mais flexíveis. Dessa forma é possível aumentar a competitividade e atrair clientes que buscam economizar.
3. Margens de Lucro
Os produtos de marca própria, geralmente, têm margens de lucro mais altas em comparação aos produtos tradicionais do mercado. Os custos de produção podem ser mais baixos e os investimentos em divulgação e distribuição também são menores, o que ajuda a impulsionar os ganhos.
4. Fidelização de clientes
Uma marca própria bem-sucedida é capaz de conquistar os clientes por oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis. A exclusividade de venda motiva o consumidor a visitar a loja com mais frequência, aumentando a base de clientes fiéis.
5. Controle de qualidade
Garantir a qualidade dos próprios produtos, da fabricação até a gôndola, é uma grande vantagem competitiva. Manter um padrão de qualidade alto e consistente é essencial para não perder a confiança do cliente e não afetar a reputação da marca – por isso é tão importante poder contar com um bom parceiro industrial na hora de terceirizar a marca própria.
“Fazer absolutamente tudo com qualidade, essa sempre foi a nossa prioridade. No entanto, é um dos maiores desafios, pois envolve toda a empresa, são muitos processos, etapas e controles. É um trabalho diário e detalhado que só é possível conquistar com pessoas comprometidas, cuidadosas e proativas. Seguimos em constante evolução, nunca acomodados ou satisfeitos, e sempre buscando sermos melhores”, destaca Ademar Faveri.
6. Customização para o público-alvo
As marcas próprias podem ser moldadas para atender às necessidades específicas do público-alvo de uma loja. Dessa forma é possível oferecer produtos alinhados com os valores, preferências e comportamentos de compras dos clientes.
7. Flexibilidade e agilidade
As marcas próprias dão aos varejistas maior flexibilidade e agilidade para responder às tendências do mercado e às preferências dos clientes. Eles podem ajustar rapidamente seus produtos com base no feedback dos consumidores e nas mudanças das demandas.
“A agilidade é uma característica muito valorizada dentro do nosso ambiente e algo que estamos em constante melhoria. Temos a capacidade de entregar produtos, resolver problemas e dar resultados de forma rápida e eficiente, sem comprometer a qualidade”, completa Faveri.
8. Reconhecimento de marca
Ao longo do tempo, uma marca própria bem desenvolvida ganha reconhecimento e reputação, o que facilita as vendas e a expansão no mercado.
9. Expansão de mercado
Com uma marca própria bem estabelecida, a empresa pode expandir para novos mercados e outras categorias de produtos.
10. Patrimônio de marca
Uma marca própria bem-sucedida pode se tornar um ativo valioso.
Tendências no mercado de marca própria
Na hora de escolher o nicho de atuação da sua marca própria, é importante ficar de olho nas tendências de mercado e de consumo para o investimento ser certeiro. Os últimos relatórios do IDV, o Instituto do Desenvolvimento do Varejo, destacam o crescimento das marcas próprias no varejo farmacêutico no Brasil e na América Latina.
Com o apoio das marcas próprias, as drogarias brasileiras foram destaque de crescimento no varejo com aumento de 18% na receita nominal de vendas em 2023. No mesmo período, as marcas próprias foram responsáveis pela alta de 27,4% do faturamento do varejo farma na América Latina.
Um levantamento recente feito pela InterPlayers, hub de negócios de saúde e bem-estar, apontou que as vendas de vitaminas e suplementos tiveram um crescimento de 38% nos últimos 12 meses no Brasil. O aumento foi de 43% só entre janeiro e março de 2024.
Para o CEO da A2F Terceirização Farma, o segmento de marca própria de suplementos alimentares é uma grande aposta para o varejo farmacêutico porque oferece um espaço significativo para inovação, ainda mais com as inúmeras opções de novos ingredientes, formatos de venda, fórmulas e formas farmacêuticas.
“Os consumidores estão cada vez mais informados e procuram por produtos de qualidade que ofereçam benefícios reais à saúde. O mercado de suplementos alimentares tem visto um crescimento significativo e consistente ao longo dos últimos anos. Isso se intensificou depois da pandemia, com o aumento da conscientização sobre saúde, prevenção e bem-estar. A pandemia acelerou a busca por produtos que reforçam a imunidade e a saúde em geral”, comenta Faveri.
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